A sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho realizado por meio de pesquisa científica e acadêmica, sendo a última avaliação realizada pelo acadêmico e um dos requisitos obrigatórios à conclusão do curso de graduação.
O TCC vai além de ser uma mera atividade exigida para a conclusão do curso e obtenção de titulo em nível superior. Mas, tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos acadêmicos no decorrer do curso em seu processo de aprendizagem, tais como: capacidade de pesquisar, escrever, resumir, analisar, concluir etc.

Fonte: (Sem autor, Como fazer uma introdução de TCC. Disponível em:< http://www.andrefontenelle.com.br/como-fazer-uma-introducao-de-tcc/#O_que_e_TCC> Acesso em: 11 jan. 2018).

Figura 1. O que é Trabalho de Conclusão de Curso

Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs podem ser expressos de diversas maneiras, como: monografias (escrita por apenas um autor); artigos científicos (forma mais compacta que pode chegar a até 20 (vinte) laudas, dependendo da instituição de ensino; planos de negócios ou até mesmo aproveitando-se os relatórios de estágio realizados no decorrer do curso).

É fundamental que o acadêmico conheça as normas de metodologia da pesquisa e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para elaborar o TCC. É comum que o tema seja livre para cada acadêmico, embora as instituições exijam apenas que o tema seja relacionado com a área do curso que o aluno está concluindo.

Se possível, o acadêmico deve ter em mente, desde o princípio o tema que irá desenvolver no TCC a fim de proceder à leitura dos materiais que serão utilizados, uma vez que a construção do TCC sempre é conjunta ao projeto de pesquisa (que será tratado mais detalhadamente à frente), o acesso ao acervo literário, que se faz presente na leitura de livros, artigos periódicos, textos legais entre outros e que são fundamentais na elaboração do Trabalho.

Por ter natureza de trabalho acadêmico, o TCC requer fundamentação teórica, e isto significa dizer que será preciso realizar citações de autores que afirmam ou rejeitam as idéias quanto ao tema proposto.

Por isso, a leitura do material bibliográfico sobre o tema é essencial para a escrita final do relatório do TCC. De acordo com definição da ABNT (2005) monografia é “[…] documento escrito que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos, etc.”

De maneira complementar, na concepção de Oliveira (2001), a monografia é uma abordagem de um único assunto ou problema sob tratamento metodológico de investigação

De acordo com Severino (2002) o TCC pode ser apresentado nos moldes de monografia e, para tanto, será preciso seguir determinadas regras, como: definição do tema e do problema da pesquisa; levantamento bibliográfico a respeito do tema escolhido; leitura e seleção das partes das obras literárias que integrarão o TCC; construção do texto fundamentos em linhas de raciocínio lógico e argumentação.

Todo TCC é composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os principais elementos do TCC são os textuais que deverão compor três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão; e por, fim, a elaboração final do texto a ser entregue ao orientador e Banca Examinadora, conforme abaixo disposto:

Figura 2. Estrutura básica do Trabalho de Conclusão do Curso.

Fonte: (Adaptado, sem autor, Como fazer uma introdução de TCC. Disponível em:< http://www.andrefontenelle.com.br/como-fazer-uma-introducao-de-tcc/#Estrutura_basica_do_TCC> Acesso em: 11 jan. 2018).

Outra questão que deve ser levada em conta é quanto ao levantamento bibliográfico, que deverá constar de materiais já publicados sobre o tema e recentes. As fontes de consulta devem ser fidedignas, evitando-se usar sites pouco confiáveis, dando especial atenção a sites com selo de qualidade, por exemplo, Scielo, Revistas da Usp, bibliotecas virtuais, teses, dissertações entre outros. É fundamental que todas as fontes consultadas sejam citadas no corpo do trabalho e nas referências. É fundamental que o texto do TCC seja totalmente original, a fim de se evitar problemas quanto a plágio ou uso de materiais sem a devida permissão.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 2.ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de.Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.